sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Polo Cultural


Polo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos




O Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, inaugurado em 12 de Junho de 2002, foi instalado no antigo prédio do Grupo Escolar de Caraguatatuba, na Praça Dr. Cândido Motta, no centro de Caraguá. Nele integra o Arquivo Público do Município de Caraguatatuba – Arino Sant’Ana de Barros, a Videoteca “Lúcio Braun”, a Biblioteca de Artes e o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que tem como objetivo principal preservar a memória da cidade, os costumes e tradições culturais do povo caiçara.



Quem chega pela Avenida Anchieta, vê o piso com cores diferentes lembrando a bromélia “Caraguatá”, que deu nome à cidade. Além disso, há um quadrado negro que representa a rede do pescador. O espelho d´agua representa o mar com as quatro canoas, cunhadas por pescadores com madeira da cidade e que, ao se abrirem, têm o formato de bromélias, representando as quatro comunidades de pesca da cidade. O painel comemorativo dos 500 anos do Brasil mostra o cuidado com que a data foi festejada na cidade já que foi feito por alunos sob o tema “Arte e Cultura pela Paz” e depois cunhadas em cerâmica. O local abriga a parte histórica da cidade, tem salas para exposições temporárias e videoteca.



Museu Caiçara




Uma das composições da sala de longa duração é a Sala do Caiçara ambientada com fotos e uma casa típica construída de pau-a-pique por pescadores do Bairro Porto Novo. A sala está constituída de objetos antigos como a canoa de um pau só e os apetrechos de pesca. As panelas de ferro que compõe o cenário são centenárias. Fazendo parte da cenografia está a Casa da Farinha de Mandioca, remontando o espaço típico das comunidades pesqueiras, reacendendo sua cultura e tradição.




Também nesta área está instalada no piso, e coberta por vidro, uma maquete do relevo e malha urbana da cidade, suas praias e seus principais rios, e um aquário com espécies ornamentais marinhas da região.

Na Sala de Exposições “Antonio Carelli” são realizadas mostras de artes de artistas do Litoral Norte e outras localidades do Brasil. Este espaço tem como objetivo realizar um contato do público com um dos aspectos mais ricos e significativos da produção humana, a arte. Neste espaço também são apresentadas exposições temáticas relacionadas à história e a cultura brasileira.



Teatro Mario Covas





Moderno e grandioso é denominado Espaço Cultural e Educacional Mário Covas, sendo motivo de orgulho de todo o Litoral Norte Paulista.
Com capacidade para 618 lugares, um palco de 12 X 29 metros e uma área de 3 mil metros quadrados, o teatro foi projetado para atender aos vários segmentos culturais educacionais e sociais. Nele já se apresentaram inúmeros artistas, famosos no cenário nacional. Localizado no bairro do Indaiá, é muito freqüentado por moradores e turistas que visitam a cidade.






Saiba mais:

FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba
http://www.fundacc.com.br/