terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Praias de Caraguá


De bebês a surfistas, há praia para todo mundo nos 40 quilômetros da orla de Caraguatatuba.

Na Prainha, Cocanha, Mococa e Tabatinga, o mar calmo reúne famílias. Já Massaguaçu e Brava têm as melhores ondas da região. Para badalar, siga para Martin Sá, com burburinho dia e noite nos feriados e alta temporada.

Além dessas praias já citadas existem várias outras, cada uma com sua beleza e encanto, e vale a pena visitar toda elas.






Praia do Porto Novo
Sul 10 km – Centro – Caracteriza-se pelas águas tranqüilas. Lá podem ser observadas de perto algumas aves marinhas como Garças e Atobás.
Nessa praia desemboca o Rio Juqueriquerê.








Praia das Palmeiras
Sul 10 km – Centro – Praia de águas calmas e excelente estrutura. É ideal para a prática de vários esportes, inclusive o Cooper, por sua extensa faixa de areia batida.






Praia das Flecheiras
Sul 8 km – Centro – Nela está localizado o Terminal Turístico, para onde se dirigem os ônibus de excursões ou turismo de um dia. É ideal para banho de mar e caminhadas. Tem quiosques ao longo da orla, alguns com música ao vivo.
Não há uma divisão visível entre Flecheiras, Romance e Palmeiras. As três praias mantêm as mesmas características físicas e uma vista espetacular da orla de Caraguá. No entanto, é na Flecheiras que encontramos o aglomerado de Colônias Turísticas das mais variadas instituições.







Praia do Romance
Sul 6 km – Centro – Ideal para banho de mar e caminhadas.
A praia é tranqüila e com poucos banhistas.









Praia da Lagoa
Sul 4 km – Centro – O trecho de praia situado entre a Praia Pan Brasil e Praia das Palmeiras recebe o nome de Praia da Lagoa . O mar é mar tranqüilo, de águas rasas e a praia possui extensa faixa de areia branca e fofa.








Praia Pan Brasil ou Aruan
Sul 3 km – Centro – Praticamente uma continuação da Praia do Indaiá, a Praia Pan-Brasil (ou Aruan) tem uma orla muito extensa, ainda com calçadão, ciclovia e tratamento paisagístico e avenida de duas pistas. Por ser de tão fácil acesso é bastante movimentada nos finais de semana.









Praia do Indaiá
Norte 1 km – Centro – Praia calma com larga faixa de areia. Bastante procurada por famílias e para a realização de campeonatos na pista de bicicross, beach soccer, vôlei de praia e projetos de recreação.







Praia do Centro
O largo calçadão é apreciado para caminhadas. A ciclovia proporciona passeios seguros até outras praias. É bastante concorrida à noite, por sediar apresentações musicais, e durante o dia por ser pouso de vôo livre e eventos esportivos. Possui parque de diversões, quiosques com música ao vivo, pista de skate, kart e a Praça de Eventos.







Praia do Camaroeiro
Norte a 800 m  – Centro – Um dos pólos da cultura caiçara, a praia é ponto de encontro dos pescadores artesanais. O Camaroeiro abriga o principal entreposto de pesca artesanal de Caraguá. Em meados de junho acontece o consagrado Festival do Camarão.







Praia do Garcez ou Freira
Norte 1Km – Centro – O acesso é feito por uma trilha que sai do Morro do Camburi, ao lado do Camaroeiro. Também indicada para pescaria e canoagem, a maior atração desta praia é uma formação rochosa que lembra uma freira ajoelhada olhando para o mar. Não deixem objetos de valores nos carros.







Praia do Capricórnio
Norte 6Km – Centro – Uma das mais longas orlas de Caraguá. A praia é limpa, com costeira própria para pesca, areia grossa e fortes ondas em mar aberto. Golfinhos fazem exibições constantes.
No canto sul da praia está sua grande atração – a Lagoa Azul.







Lagoa Azul
A paradisíaca lagoa de água doce, formada pelas águas do Rio Guaxinduba que encontra o mar proporcionando um cenário de dunas e possibilitando banhos de rio e mar. Apesar de bastante funda, em alguns locais é ótima para banho.








Praia do Massaguaçu
Norte 8Km – Centro – Praia de tombo, com ondas fortes, mar azul e areia branca. Apreciada por surfistas, a Massaguaçu também é considerada a melhor praia para a pesca de arremesso.







Praia Tabatinga
Norte 18Km – Centro – Praia de águas calmas e rasas, indicada para crianças. O nome Tabatinga deve-se a areia branca e fina. Sua costeira é indicada para a prática do mergulho livre. Ao norte do Rio Tabatinga, a praia é mais movimentada com intenso tráfego de lanchas, jet-skis, caiaques, esqui-aquáticos, windsurfes e parasails.