terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Turismo Ecológico



Conheça as belezas naturais da Serra do Mar em Caraguatatuba


As belezas da mata atlântica também fazem parte dos atrativos e estão protegidas no Parque Estadual da Serra do Mar.

O Parque, que tem área total de 315 mil hectares, indo da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista.




Os encantos de Caraguatatuba começam no caminho com as encostas cobertas pela Mata Atlântica, a grande planície litorânea e o mar azul compondo a vista panorâmica que se contempla do alto da serra.







Aqueles que apreciam a natureza devem visitar o Mirante do Morro de Santo Antônio. Com 340 metros de altitude, descortina vista formada pela enseada de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. É ponto de encontro das turmas da asa-delta e do parapente, que lá encontram duas rampas. A caminhada até o Morro Santo Antônio deve ser feita, preferencialmente, em grupos. A paisagem é belíssima e mostra uma Caraguá projetada, urbanizada e linda!





Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguá

Localizado próximo à entrada de Caraguá, o Parque Estadual da Serra do Mar, representa a maior porção contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil, com aproximadamente 50 mil hectares. Sob a administração do núcleo de Caraguá, que tem 13.769 hectares, estão inclusos espaços territoriais dos municípios de Caraguá, Paraibuna, Natividade da Serra e São Sebastião.
O parque, ou Horto Florestal, como é mais conhecido na cidade, rico em fauna e flora nativas, tem trilhas com corredeiras, cachoeiras e nascentes que deságuam em piscinas naturais. Atualmente, o parque tem duas trilhas interpretativas:


Trilha do Jequitibá (Piscina Natural)




É a mais utilizada por se tratar de um trilha considerada de fácil percurso, com pouco mais de 1km de extensão. Seu formato é circular, o que oferece a possibilidade de voltar ao ponto de partida sem repetir o percurso ou cruzar com outros visitantes. Pode ser percorrida no período de uma hora e passa por uma piscina natural formada pelo rio Santo Antônio, onde o visitante poderá refrescar-se em suas águas límpidas.





Trilha do Poção – Pedra Redonda



Tem um percurso de aproximadamente 3,5km e é a maior trilha aberta à visitação no parque. Seu percurso é classificado como médio e sua dificuldade como semi-pesada. A trilha leva o visitante ao interior da floresta mais fechada onde é grande a diversidade de palmito, um dos símbolos mais ameaçados da Mata Atlântica. Com um pouco de sorte o visitante também pode ver algumas das inúmeras espécies que se alimentam de seus frutos, como tucanos e jacutingas. No final da trilha chega-se na cachoeira da Pedra Redonda com pouco mais de 5 metros de queda onde se abre um poço para banho.



Horário de funcionamento:
Segunda a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Endereço: rua Horto Florestal, 1.200 – Rio do Ouro
Telefones: (12) 3882-5999 e 3882-3166
As visitas são monitoradas por guias do parque e devem ser agendadas com 24h de antecedência. O local possui banheiros e área de alimentação.

Distância do centro: A sede do núcleo localiza-se à 6km do centro da cidade.



Rio Juqueriquerê

O Juqueriquerê é o maior rio do Litoral Norte do estado de São Paulo. De importância histórica, foi marco divisor das capitanias hereditárias de Santo Amaro e São Vicente. Fica localizado na região sul de Caraguá e ao longo de seu curso pode-se desfrutar de belas paisagens que abrigam a rica diversidade da nossa fauna e flora. Também podem ser observados mangue, que é o berçária do oceano, a restinga, a mata ciliar e a mata atlântica. Além disso, é o único rio navegável da região. Com uma extensão de 13.600 metros, é formado do encontro de dois rios: o Pirassununga e o Camburu, no bairro do Morro do Algodão, zona urbana da cidade.